A ministra da Educação vai ser ouvida esta terça-feira pela Comissão de Educação da Assembleia da República (AR) sobre a actuação da tutela no "caso Charrua", que mandou arquivar o processo disciplinar ao professor de Inglês, sem fazer qualquer recomendação à Directora Regional de Ensino do Norte.
Corpo do artigo
O PSD apresentou quarta-feira um requerimento a solicitar, com carácter de urgência, uma audição a Maria de Lurdes Rodrigues acerca do "caso Charrua", viabilizada por todos os grupos parlamentares.
Tendo em conta que a última reunião ordinária da Comissão de Educação antes das férias decorreu sexta-feira, os grupos parlamentares concordaram em pedir ao presidente da AR, Jaime Gama, a realização de um encontro extraordinário para possibilitar a audição da ministra já esta semana.
Inicialmente, a maioria socialista afirmou não concordar com o carácter de urgência pedido pelos sociais-democratas, remetendo a audição apenas para Setembro, mas acabou por aceder aos pedidos de toda a oposição.
De acordo com a agenda da Comissão de Educação, o despacho de arquivamento do processo disciplinar ao professor Fernando Charrua é o único ponto da ordem de trabalhos da reunião de terça-feira, com início marcado para as 17:00.
Em causa está o processo disciplinar instaurado ao docente de Inglês, na sequência de um comentário deste sobre o primeiro-ministro feito nas instalações da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), onde Fernando Charrua estava requisitado, e que a directora de Educação do Norte, Margarida Moreira, considerou insultuoso.