O ministro da Economia anunciou, esta quinta-feira, «que vai haver um novo traçado alternativo para a linha de muito alta tensão da REN», que vai ligar Tunes a Portimão.
Corpo do artigo
O anúncio do ministro surge na sequência do protesto de cerca de 100 habitantes de Vale Fuzeiro, concelho de Silves, que se concentraram em Lisboa, perto do Ministério da Economia, reivindicando a alteração do traçado da linha de muito alta tensão para Norte do vale de Silves-Messines.
Enquanto decorria o protesto, Manuel Pinho prestou declarações aos jornalistas no interior do ministério, onde afirmou que já havia uma alternativa para o traçado da linha de muito alta tensão.
«Falei com o presidente da REN e vai haver um traçado alternativo», afirmou o ministro.
«Esta alternativa vai ao encontro dos desejos da população e da Câmara Municipal de Silves», acrescentou, salientando depois que vai ainda esperar por uma «declaração de impacte ambiental» por parte do secretário de Estado do Ambiente.
O ministro da Economia alertou, contudo, que «mais redes de alta tensão terão que ser construídas», dado que o Governo está a «fazer um esforço energético», com uma grande aposta em novas formas energéticas.
Confrontado com as declarações de Manuel Pinho, o representante dos moradores de Vale Fuzeiros, Sérgio Santos, congratulou-se com a iniciativa do ministro, declarando que pode ser o «início da vitória às reivindicações dos moradores do concelho de Silves».