Depois dos bombeiros terem reclamado um investimento urgente nas viaturas de combate aos incêndios, o ministro da Administração Interna garantiu que todos os veículos que vão participar no combate a fogos em 2008 estão em boas condições.
Corpo do artigo
Rui Pereira assinalou esta quinta-feira o início da fase «Bravo» de combate aos incêndios florestais, a segunda mais critica depois da fase Charlie.
No terreno estão a partir de agora mais de 6000 bombeiros e 1700 veículos.
O ministro da Administração Interna garantiu que estão todos em boas condições de funcionamento. Nenhuma viatura obsoleta faz parte do dispositivo que está preparado para a época de incêndios.
O responsável disse também que os Governos Civis investiram, nos dois últimos anos, nove milhões de euros em equipamentos individuais para os bombeiros, subsídios que vão continuar a ser dados.
Nos próximos cinco anos, Rui Pereira diz que a aposta será no parque automóvel e nas instalações.
«O QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) que se vai estender até 2013 implica um investimento de 150 milhões de euros na protecção civil, para instalações, para viaturas que vão permitir modernizar completamente as nossas corporações de bombeiros», garantiu.
Uma boa notícia para os bombeiros que têm reclamado devido a más condições. Esta manhã, a Liga dos Bombeiros dizia que boa parte da frota de veículos já tinha idade e quilómetros a mais.
Pela tarde chegou outra denúncia. A Liga de Bombeiros diz que os sucessivos aumentos dos combustíveis estão a criar uma situação de ruptura nas associações que efectuam serviço de transporte de doentes.