Dezasseis dos 19 ministros do Governo de Santana Lopes deslocam-se a todo o país, entre 05 e 11 de Novembro, para explicar a proposta orçamental para 2005 aos militantes do PSD e CDS-PP.
Corpo do artigo
Segundo uma nota divulgada pelo PSD, esta «iniciativa conjunta» com o CDS-PP irá conduzir os membros do Governo a todas as capitais de distrito com o intuito de debater com os militantes de ambos os partidos a proposta de Orçamento de Estado para o próximo ano.
De acordo com o texto, os ministros de Estado e da Defesa, Paulo Portas, dos Negócios Estrangeiros, António Monteiro, e da Cultura, Maria João Bustorff, serão os únicos membros do executivo ausentes nesta iniciativa dos sociais-democratas e democratas-cristãos.
Entretanto, o ministro das Finanças, Bagão Félix, participará numa sessão pública no Porto no encerramento das sessões, no dia 11 de Novembro.
Por outro lado, Nuno Morais Sarmento, ministro da Presidência, marcará presença em Faro no dia 09 de Novembro, e o titular das Obras Públicas, António Mexia, desloca-se a Bragança no dia 05 do mesmo mês.
Rui Gomes da Silva, ministro dos Assuntos Parlamentares, vai estar na Guarda no dia 06, o mesmo dia escolhido pelo titular da pasta do Turismo, Telmo Correia (CDS/PP), para se deslocar a Évora.
Já o ministro de Estado e das Actividades Económicas, Álvaro Barreto, irá a Braga a 11 de Novembro, e o titular do Ambiente, Luís Nobre Guedes (CDS/PP) estará em Beja a 06, o mesmo dia em que a responsável pela Educação, Maria do Carmo Seabra, se vai deslocar a Castelo Branco.
Também nesse dia (06), o ministro da Justiça, Aguiar-Branco, vai a Coimbra e o responsável pela Saúde, Luís Filipe Pereira, a Aveiro.
O titular das Cidades, Administração Local e Habitação, José Luís Arnaut, estará em Leiria no dia 05 de Novembro para explicar a proposta orçamental.
Esta iniciativa não é inédita, dado que o Governo anterior, liderado por Durão Barroso, organizara também deslocações pelos vários distritos do país quando cumpriu o seu segundo aniversário.