O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Portugal está a acompanhar o eventual rapto em Macau do advogado português Jorge Neto Valente.
Corpo do artigo
O MNE está a acompanhar a situação através do cônsul-geral de Portugal em Macau, o qual está em contacto permanente com as autoridades competentes da Região Administrativa Especial, «com vista a obter o apuramento dos factos», segundo a fonte.
O automóvel de Jorge Neto Valente foi encontrado abandonado numa das principais artérias de Macau, estando a Polícia Judiciária a investigar o caso que se supõe ser de rapto.
O paradeiro de Jorge Neto Valente, 55 anos, é desconhecido e as autoridades policiais não comentam a ocorrência, mas uma testemunha referiu a jornalistas no local que junto da viatura, localizada cerca das 21:40 (13:40 de Lisboa), se encontravam um par de sapatos e de óculos.
Outras testemunhas referiram que o automóvel - encontrado na Avenida da República, perto da residência do cônsul-geral de Portugal - terá sido bloqueado por outras duas viaturas e por «vários» motociclos, não sendo claras as circunstâncias do desaparecimento do seu ocupante ou ocupantes.
Jorge Neto Valente, residente em Macau desde 1970, é titular de um dos maiores escritórios de advocacia em Macau e ex-deputado à Assembleia Legislativa. É o representante local do PS e foi o mandatário em Macau das campanhas eleitorais do PS, do ex- Presidente da República Mário Soares e do actual Presidente, Jorge Sampaio (primeira eleição).
É membro do Conselho Geral da Fundação Mário Soares e do Conselho Consultivo da Fundação Oriente.