A moção "O rumo do PS: Modernizar Portugal", que tem como primeiro subscritor José Sócrates, foi aprovada este domingo, no Congresso do PS, pela esmagadora maioria dos 1800 congressistas, com apenas um voto contra e seis abstenções.
Corpo do artigo
O único voto contra a moção de José Sócrates partiu da deputada Helena Roseta, com as restantes abstenções na votação, de braço no ar, saíram da zona entre os congressistas onde estava sentada a primeira subscritora da moção "Solidariedade e Cidadania".
As outras moções alternativas foram chumbadas pelos congressistas reunidos em Santarém, embora com várias dezenas de abstenções em ambos dos casos.
A moção "Solidariedade e Cidadania", subscrita por Helena Roseta e José Leitão recebeu 36 votos a favor, enquanto que o documento "PS: As Pessoas no Centro das Políticas", subscrito por Fonseca Ferreira, obteve, segundo a mesa "35 ou 40 votos favoráveis".
Na moção de Fonseca Ferreira, o ministro António Costa foi um dos congressistas que se absteve.
No congresso de há dois anos, a moção de José Sócrates recolheu 951 votos favoráveis, que correspondia a 86,9 por cento dos congressistas, enquanto que a moção de Manuel Alegre obteve 143 votos a favor (13,1 por cento).