A moeda comemorativa da organização em Portugal do Campeonato da Europa de 2004, apresentada hoje (quarta-feira), será a última com valor facial em escudos, antes da passagem para o euro, a 1 de Janeiro de 2002.
Corpo do artigo
Numa cerimónia realizada no Ministério da Juventude e do Desporto, Borges Castro, da Imprensa Nacional Casa da Moeda, revelou que «esta será a última das moedas comemorativas e correntes lançadas em escudos».
Com um valor facial de mil escudos, vão ser emitidos 500 mil exemplares destinados à distribuição ao público, sendo emitida uma série, designada Proof, em prata, com dez mil exemplares, que custará 9.945 escudos.
A moeda, desenhada por José Simão, é para José Lello, ministro da Juventude e do Desporto, «mais uma etapa no caminho do Euro2004», que «permitirá a Portugal desfrutar de uma visibilidade impressionante no estrangeiro, conseguindo um desenvolvimento regional e em termos de infra-estruturas desportivas».
Com um diâmetro de 40 milímetros e 27 gramas de peso, a moeda homenageia, segundo o autor, o «momento fundamental do jogo: o golo», apresentando no anverso uma rede e uma bola de futebol como símbolos mais significativos.
Ainda no anverso, segundo a Lusa, junto ao rebordo serrilhado, surge a legenda «10º Campeonato Europeu de Futebol, UEFA» e, sobre uma das metades, em destaque, pode ler-se «Euro 2004 Portugal».