Duas moedas portuguesas dos séculos XVII e XIX, com preço-base de 25 mil euros, cada, vão à praça em Lisboa na noite de quinta-feira num leilão intitulado «Moedas Raras de Portugal».
Corpo do artigo
Segundo a Numisma, entidade organizadora do Leilão, uma das moedas chama-se cruzado novo Loios, batida no Porto em 1833, e é classificada pelos especialistas como da mais alta raridade.
Esta moeda é de prata e foi cunhada no reinado de D. Maria II, sendo considerada como uma das moedas mais valiosas apresentadas neste leilão.
Outro grande destaque dos especialistas vai para uma moeda de prata, Cruzado 1677, de 400 réis, do reinado de D. Pedro, Príncipe Regente.
São conhecidos dois exemplares desta moeda, uma das primeiras a ser cunhada numa máquina simples que substitui a anterior forma de cunhar de batimento irregular com martelo.
Neste leilão, intitulado «Moedas Raras de Portugal - Colecção Cruzado Lusitano II», a Numisma apresenta 425 lotes em Lisboa, no Palácio de Porto Côvo.
Entre as moedas de ouro que irão à praça estão dois Morabitinos, primeira moeda de ouro portuguesa, cunhada no reinado D. Sancho I.
Uma delas tem um preço-base de 15 500 euros e a outra de 16 500 euros.
Com o preço-base de 1500 euros, será também leiloada uma moeda de ouro de quatro Cruzadas do tempo de D. Filipe II, de Espanha (Filipe I em Portugal). Trata-se de peça rara e do qual se conhecem poucos exemplares.