O piloto Tiago Monteiro (Jordan-Toyota) efectuou, este sábado, a melhor qualificação de sempre de um português na Fórmula 1, ao garantir o 12º lugar na "grelha" de partida para o Grande Prémio do Brasil. Na "pole position" fica o espanhol Fernando Alonso (Renault).
Corpo do artigo
Na sessão de qualificação do circuito de Interlagos, em véspera da 17ª prova do Mundial, Monteiro efectuou o 13º melhor tempo (1.13,387 minutos) e beneficiou da mudança de motor do Toyota do italiano Jarno Trulli, que tinha a oitava marca e recuou 10 lugares na "grelha".
Tiago Monteiro, único piloto que terminou as 16 provas já disputadas, o que constitui um recorde para um estreante na F1, foi mais rápido do que os Williams do australiano Mark Webber e do brasileiro António Pizzonia, que ocupam a sétima linha.
Primeiro piloto luso a subir ao pódio - no peculiar GP dos Estados Unidos - e a pontuar em duas corridas, Monteiro também fez melhor do que o britânico David Coulthard (Red Bull), que fará companhia na oitava linha ao indiano Narain Karthikayen, companheiro de equipa do portuense.
O espanhol Fernando Alonso, a quem basta um terceiro lugar para se sagrar campeão do Mundo, rodou em 1.11,988 minutos e relegou o colombiano Juan Pablo Montoya (McLaren-Mercdes) para a segunda posição, enquanto o finlandês Kimi Raikkonen (McLaren), seu mais
directo adversário, não foi além do quinto registo.