Um dos cantores da célebre banda cubana Buena Vista Social Club, Pio Leyva, morreu esta quinta-feira de manhã em Havana aos 88 anos, anunciou a sua família.
Corpo do artigo
O músico, que se encontrava hospitalizado desde domingo devido a uma isquemia (suspensão da circulação sanguínea numa zona mais ou menos limitada do organismo), morreu de paragem cardíaca, precisou uma das filhas.
A banda Buena Vista Social Club, criada pelo compositor cubano Juan de Marcos e pelo guitarrista norte-americano Ry Cooder, perdeu, assim, a quarta estrela, após a morte do principal vocalista, Ibrahim Ferrer, em Agosto de 2005, a de Compay Segundo em Julho de 2003 e a do pianista Ruben Gonzalez, em Dezembro do mesmo ano.
Nascido em Moron em 1915, onde iniciou a carreira musical tocando bongo aos oito anos, Pio Leyva afirmou-se como cantor ao juntar-se, em 1932, à orquestra de Juanito Blez, na sua província natal, Camaguey (leste de Cuba).
Em 1953, o artista instalou-se em Havana, onde conheceu a fama, ao actuar em numerosas formações musicais ao lado de Benny More, Roberto Faz e do seu amigo, o compositor Compay Segundo, com o qual gravou vários êxitos, como "Chan Chan".
Após uma longa ausência da vida artística, Pio Leyva foi chamado pelo Buena Vista Social Club, que reunira num álbum publicado em 1997 os músicos dos anos de ouro da música popular cubana.