O rei saudita Fahd morreu esta segunda-feira, sendo sucedido por Abdallah ben Abdel Aziz, que era de facto já o líder do país. O monarca saudita agora falecido encontrava-se afastado do poder desde 1995 devido a doença.
Corpo do artigo
O rei Fahd da Arábia Saudita morreu esta segunda-feira aos 84 amos num hospital da capital Riade, anunciou o palácio real do país em comunicado.
O monarca saudita, um dos líderes históricos do Médio Oriente, será sucedido pelo seu meio-irmão Abdallah ben Abdel Aziz, de 82 anos, tendo Sultan bem Abdel Aziz sido proclamado novo príncipe herdeiro.
O antigo rei saudita, que tinha chegado ao poder em 1982, estava afastado do poder desde 1995 quando sofreu um derrame cerebral, tendo então sido substituído na prática pelo agora novo rei.
Durante o seu reinado, Fahd ficou conhecido como homem de paz, ao defender várias propostas para encontrar uma solução para o conflito israelo-árabe.
Na sequência da morte do rei Fahd, a Liga Árabe decidiu suspender por alguns dias a cimeira da organização que estava marcada para Sharm el-Sheik, no Egipto.
Entretanto, um responsável pela produção petrolífera saudita indicou à AFP que o país vai continuar a produzir os barris de petróleo necessários para manter a estabilidade do mercado. A Arábia Saudita, que produz 9,5 milhões de barris diários, é o maior produtor de petróleo.