O fundador do PS Mário Sottomayor Cardia morreu esta sexta-feira aos 65 anos. O antigo deputado tinha sido ministro da Educação em dois governos constitucionais chefiados por Mário Soares.
Corpo do artigo
O fundador do PS e ex-deputado e ministro da Educação Mário Sottomayor Cardia morreu, esta madrugada, vítima de doença prolongada, revelou fonte da direcção socialista.
Mário Sottomayor Cardia foi ministro da Educação dos dois primeiros governos constitucionais chefiados por Mário Soares.
O corpo do ex-dirigente socialista vai estar em câmara ardente na sede nacional do PS, largo do Rato, em Lisboa, a partir do final da tarde de hoje.
Em reacção, o presidente do PS, Almeida Santos considerou que o ex-ministro Sottomayor Cardia foi um «exemplo de coragem moral e física», sublinhando a sua capacidade de resistência quando torturado pela PIDE antes do 25 de Abril de 1974.
«Recebo com profunda tristeza a notícia do seu falecimento. Sempre fui amigo dele», começou por referir Almeida Santos, antes de lembrar o papel de Mário Sottomayor Cardia na resistência ao regime do Estado Novo.