Estudos indicam que sem a corrente do Golfo as temperaturas de inverno no Reino Unido podem baixar numa média de 11 graus Celcius, ficando certas zonas do país com as mesmas temperaturas de Svalbard.
Corpo do artigo
Cientistas dizem que encontraram evidências de que as correntes no Atlântico Norte estão a mudar, e acrescentam que a quantidade de água fria do Artico desceu significativamente nos últimos 50 anos.
Isto pode afectar a corrente do Golfo, que ajuda a temperatura climática do Reino Unido e norte da Europa.
Uma estimativa sugere que sem a corrente do Golfo as temperaturas de inverno no Reino Unido podem baixar numa média de 11 graus Celcius, ficando certas zonas do país com as mesmas temperaturas de Svalbard, o arquipélago Noruego a 750 milhas do Polo Norte.
Os cientistas acreditam que pode ser outro efeito da mudança de clima. Avaliaram que o curso de água desceu cerca de 20 por cento na última metade do século, acentuando-se nos últimos 30 anos com um declínio acelerado nos últimos cinco anos.
A água fria é compacta porque é salgada. Corre nas profundezas do oceano e quando alcança as latitudes tropicais conduz-se num processo que transporta as águas tépidas em direcção ao Artico.
A corrente do Golfo é parte desse processo. Ela trás ao Reino Unido 27,000 mais calor do que todas as estações de energia do país podem produzir, e isso faz com que o Reino Unido fique cinco graus Celsius mais quente do que devia.
O Dr. Bogi Hansen investigador da Faroese Fisheries Laboratory acredita que a redução do lençol de gelo do Artico se deve ao derretimento ao longo da costa da Sibéria e pode originar a entrada de mais água fria no Oceano Artico e diluir a corrente.
Outros estudos sugeriram que o gelo do Artico ficou mais fino em cerca de 40 por cento em três décadas, e que o gelo do Polo Norte está a diminuir anualmente numa área com o tamanho da Holanda.
A possibilidade da corrente do Golfo poder ser seriamente afectada tem sido considerada como remota, mas alguns cientistas dizem que pode acontecer, a mudança do clima induz efeitos que o poderão intensificar.