A muralha da cidade de Santarém, classificada como monumento nacional, está em risco de derrocada, depois de ter sido detectado que um dos contrafortes está a ceder. Enquanto não houver condições de segurança a EN 114 vai estar cortada.
Corpo do artigo
Parte da muralha da cidade de Santarém está em perigo de cair. O alerta para esta possibilidade foi dado hoje pelo proprietário da casa de Alcáçova, que reparou que um dos contrafortes que sustentam a muralha estava a ceder.
Depois de contactada a Protecção Civil, foram chamados ao local técnicos da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, que durante a tarde detectaram a «existência de brechas acentuadas» na muralha.
Os técnicos ordenaram o esvaziamento da piscina da Casa de Alcáçova para evitar a pressão sobre o contraforte da muralha em risco e vedaram o caminho pedonal da Calçada de Santiago, situada sob o pedaço de muralha em risco de ruir.
A EN 114 ficará interdita até que haja «reais garantias de segurança». O tempo necessário para que os técnicos possam fazer uma análise mais cuidada da situação e tomem as medidas necessárias para evitar a derrocada.
As alternativas a esta estrada são a ponte Salgueiro Maia e o caminho militar, junto à estação de caminho de ferro.