O «Live8», agora editado em quatro DVD's, pretendeu transmitir aos líderes reunidos na cimeira do «G8» uma mensagem clara: «É possível evitarem que, em África, 30 mil crianças morram diariamente de pobreza extrema».
Corpo do artigo
Vinte anos depois do «Live Aid», nove concertos em outras tantas cidades, reuniram 150 bandas e dois milhões de pessoas, para além de terem sido vistos por vários biliões de telespectadores em todo o mundo. O «Live 8» aconteceu a 2 de Julho e coincidiu com a cimeira do «G8».
Com a edição de quatro DVD's a darem-nos durante mais de dez horas uma visão global do «Live8» (e ainda alguns extras como o ambiente de bastidores, em Londres, ou o ensaio e entrevistas dos Pink Floyd), a receita desta edição é mais uma oportunidade para a luta contra os problemas que de África, como a Sida ou a fome.
Sir Bob Geldof, mentor do projecto, no dia 14 deste mês vai receber o prémio de «Homem de Paz» do ano, com que foi distinguido pela Fundação Gorbachov de que fazem parte os laureados com o Prémio Nobel da Paz.