O Rivoli Teatro Municipal do Porto vai receber nos três primeiros meses de 2001 concertos da Orquestra Nacional do Porto, o Fantasporto e espectáculos de dança contemporânea.
O palco daquela sala de espectáculos portuense recebe o coreógrafo Bill T. Jones de 10 a 12 de Janeiro, para apresentar «You Walk?», uma peça de referência da Dança Contemporânea Internacional que juntará, ao vivo, a voz de Mísia.
A 19 e 20 de Janeiro a Orquestra Nacional do Porto propõe-se apresentar duas obras integrais: o concerto para piano e Orquestra número 4 de Rochmaninov e a sinfonia número 1 de Brahms.
Coordenada pelo maestro Marc Value e com Vladimir Viardo no piano, esta será a primeira vez que a Orquestra apresentará obras destes compositores no Porto.
As iniciativas da Culturporto incluem também uma Retrospectiva dos Estúdios Aardman, de 22 a 26 de Janeiro, que será apresentada no Foyer do Rivoli.
Na dança contemporânea, «Distribution En Cours», a primeira co-produção internacional da Culturporto nesta área, da autoria da coreógrafa Emmanuelle Huynh, estará em palco dias 26 e 27 de Janeiro.
A «imortal» ópera de Mozart - «Cosi Fan Tutte» - será apresentada numa versão com marionetas a 3 e 4 de Fevereiro, numa co-produção Porto 2001, Marionetas de Lisboa.
A 9 e 10 de Fevereiro, a Orquestra Nacional do Porto volta a pisar o palco do Rivoli, desta vez para homenagear o compositor norte-americano Aaron Copland.
O Fantasporto ocupará as duas salas de espectáculo do Rivoli desde meados de Fevereiro até aos primeiros dias de Março com os ciclos «Manga/Animé» e «Filmes de Culto do Fantas» e com o próprio festival de cinema, que, em 2001, apresentará novos filmes portugueses, videoclips e «Histórias de duas cidades» - Porto e Roterdão - que partilham o título de Capital Europeia da
Cultura.
A Companhia Nacional de Bailado apresenta «Dançar o século XX»,de 10 a 12 de Março.
«As Filhas do Marajá parte I» é a peça que a Companhia Teatro de Garagem leva a cena de 24 a 31 de Março.