O Dia Mundial da Música comemora-se, quarta-feira, em Portugal com iniciativas de carácter local de norte a sul do país, que tornam este dia diferente dos outros apenas pelo aumento da oferta cultural.
Corpo do artigo
Em Lisboa e Setúbal a data é assinalada duplamente, uma vez que hoje se comemoram os 250 do nascimento da cantora lírica Luísa Tody.
Na capital a dupla efeméride é recordada à noite pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida por Riccardo Frizza, com Artur Pizarro e Elisabete Matos, no Teatro Municipal São Luiz.
Sobre Luísa Todi haverá, ainda, uma conferência, à tarde, no Teatro São Luiz, conduzida pelo investigador e historiador Mário Moreau.
Em Setúbal, o destaque vai para a actuação da Banda da Sociedade Municipal Caprichos Setubalenses e do Coro Luísa Todi, no Fórum Municipal e na Igreja de São Sebastião.
A maioria das celebrações do Dia Mundial da Música é de carácter local, com recitais, ateliers para crianças e concertos promovidos por autarquias, escolas de música e orquestras.
Coimbra, Braga, Guimarães e Vila Franca de Xira são outras cidades portuguesas com iniciativas para assinalar o Dia Mundial da Música.