O Nacional derrotou em casa a Naval por 2-0, aproximando-se desta forma do líder Sp. Braga, que somou a sua primeira derrota no sábado. O Penafiel empatou e continua último, ao passo que o V. Setúbal venceu o E. Amadora por 1-0.
Corpo do artigo
O Nacional aproveitou da melhor forma a primeira derrota na Liga do líder Sp. Braga para se aproximar da equipa orientada por Jesualdo Ferreira com um triunfo caseiro sobre a Naval por 2-0.
A equipa da Figueira da Foz esteve perto de marcar aos 19 minutos quando Lito obrigou o guardião suíço dos madeirenses Diego a grande defesa, mas as coisas complicar-se-iam para a equipa da Naval quando Bessa foi expulso, aos 44 minutos, por acumulação de amarelos.
Ainda antes do intervalo, André Pinto deu o sinal do que viria a acontecer no segundo tempo, ao cabecear à barra, após cruzamento de Pateiro, criando a melhor oportunidade até para então para a equipa da casa.
No segundo tempo, Manuel Machado lançou o médio ofensivo Anic e seria precisamente este jogador a inaugurar o marcador aos 69 minutos, após um erro da defesa da equipa de Manuel Cajuda.
A um minuto do final, o brasileiro Alexandre Goulart, um dos melhores em campo, fixou o resultado final na sequência de uma grande penalidade.
Em Barcelos, o Penafiel somou um importante ponto na luta pela fuga à zona da despromoção ao empatar com o Gil Vicente a duas bolas.
A equipa local dominou por completo a partida no primeiro tempo e chegou sem surpresa ao golo, aos 27 minutos, por intermédio de Carlos Carneiro, após jogada de Carlitos.
Só no segundo tempo é que o Penafiel fez o seu primeiro remate, podendo nesse mesmo momento ter obtido o empate por N'Doye, aos 46 minutos.
Já com o avançado Roberto em campo, a formação de Luís Castro chegou mesmo à igualdade através de N'Doye, 52 minutos.
O guardião Jorge Baptista ainda evitou um primeiro remate do búlgaro Bibishkov, que se encontrava isolado, mas na sequência de um canto logo a seguir não conseguiu evitar o empate.
Aos 57 minutos, os gilistas voltaram à vantagem, agora num lance em que Carlitos aproveitou uma atrapalhação entre Weligton e o guardião forasteiro Avelino.
Três minutos volvidos, o Penafiel reagiu e voltou a empatar novamente através de N'Doye, após Jorge Baptista se ter oposto com sucesso a um primeiro remate do senegalês.
Até final, o Gil Vicente dispôs das melhores oportunidades, mas Gregory (77 minutos) e Rovérsio (80 minutos) não conseguiram desfazer a igualdade que se manteve até final.
Por seu turno, o V. Setúbal somou mais um triunfo para o campeonato desta vez na recepção ao E. Amadora, com um golo solitário de Fábio a três minutos do intervalo.
A partida ficou marcada pela expulsão logo aos 10 minutos do estrelista Maurício, após um lance em que o central parou Fábio, que se dirigia isolado para a baliza de Bruno Vale.
Em desvantagem numérica, o Estrela só criou perigo perto do intervalo, numa partida que teve uma segunda parte dominada pelos sadinos.
Norton de Matos arriscou a colocação de Sougou em campo com o senegalês a criar perigo, mas a desperdiçar várias ocasiões de golo.
Nos últimos dez minutos, a partida virou totalmente com o Estrela a conquistar vários cantos e por pouco a não conseguir o empate.