Fotografias obtidas pela sonda Mars Global Surveyor, divulgadas pela revista «Nature», esta quinta-feira, mostram regiões que indiciam a presença de água gelada em Marte. Os cientistas dizem mesmo que a quantidade descoberta é suficiente para cobrir todo o planeta.
Corpo do artigo
Há muito que a água é considerada essencial para o desenvolvimento da vida. Esta quinta-feira, a revista «Nature» divulga algumas opiniões de geólogos, segundo os quais existem algumas regiões de Marte, onde se nota a presença de água gelada.
As fotografias foram obtidas pela Sonda Mars Global Surveyor que está a cartografar o Planeta Vermelho desde 1999, segundo os cientistas, o gelo está coberto de poeira.
«As depressões existentes à volta destas áreas parecem ser locais onde o gelo desapareceu arrastando consigo poeira avermelhada que cobre o planeta», explicam os cientistas, entusiasmados com esta descoberta, visto que a água é um bem essencial ao desenvolvimento da vida.
O solo de Marte pode conter cerca de 60 mil quilómetros cúbicos de água gelada, quantidade que parece ser suficiente para que todo o planeta fique coberto com uma camada de 40 centímetros de gelo aproximadamente.