Com o objectivo de trazer uma amostra de solo marciano para a Terra, a Nasa contratou quatro empresas para projectarem esse transporte. Os contratos individuais rondam os 220 mil contos.
Corpo do artigo
A agência espacial norte-americana, Nasa, anunciou ter dado o primeiro passo para concretizar o seu objectivo de enviar uma sonda a Marte com o objectivo de recolher amostras de solo marciano.
O Programa de Exploração que a Nasa tem para Marte, arquitectado em Pasadena, Califórnia, avançou agora depois da contratação de quatro empresas para projectarem a melhor forma de trazer para a Terra as primeiras amostras do solo de um planeta do sistema solar.
Cada um dos contractos tem um valor de um milhão de dólares (220 mil contos), tendo sido assinados com a Ball Aerospace and Technologies Corp., Boeing Co., Lockheed Martin Corp e TRW Inc.
A Nasa disse também que foi pedido às empresas contratadas a apresentação de planos para cada uma das etapas da viajem não tripulada de ida e volta a Marte, tendo o seu inicio em 2011.
«Queremos novas ideias sobre como chegar à superfície, como recolher amostras, como trazê-las para Terra», disse Mary Hardin, da Agência espacial norte-americana.
Segundo Hardin, o prazo para a apresentação das propostas termina em Outubro, cabendo depois à Nasa seleccionar as melhores ideias para realizar um estudo mais profundo.
No início de Abril, a Nasa lançou a sonda de exploração Odisseia a Marte 2001, que a partir da órbita marciana vai estudar a composição da superfície do planeta vermelho numa missão
que terá a duração de dois anos.