Um jovem magnata sul-africano pode ser o próximo turista a viajar até à Estação Espacial Internacional. A NASA manifestou o seu apoio para esta viagem mas afirma que ainda há detalhes a acertar antes do O.K. final.
Corpo do artigo
Um jovem sul-africano de 28 anos pode ser o próximo turista a viajar através do espaço até à Estação Espacial Internacional (EEI), se a NASA e os seus parceiros chegarem a acordo sobre esta proposta.
Uma porta-voz da NASA , Kirsten Larson, afirmou que a sua agência assim como outras envolvidas na EEI concordaram, em princípio, em transportar Mark Shuttleworth, um magnata da internet que pretende embarcar nesta aventura em Abril de 2002 - um ano depois da viagem de Dennis Tito .
A viagem do milionário Dennis Tito em Abril do ano passado foi mal encarada pela NASA que pôs uma série de problemas em relação ao seu treino e à sua preparação física.
Contudo, desta vez, a agência espacial norte-americana parece não levantar problemas. «Concordamos, em princípio, com o voo de Shuttleworth. Há, no entanto, alguns detalhes que precisam ser acertados», afirmou Larson.
A porta-voz não adiantou que «detalhes precisam ser acertados» mas acrescentou que os parceiros internacionais da estação já tinham estabelecido uma série de critérios - relacionados com capacidades físicas, psicológicas, linguísticas e de treino - que os «turistas espaciais» precisam de cumprir.