A NASA está a estudar o autista que inspirou a personagem interpretada por Dustin Hoffman no filme «Rain Man - Encontro de Irmãos», esperando que o estudo dos efeitos das viagens espaciais no cérebro explique as suas capacidades mentais.
Corpo do artigo
Na semana passada, o sábio autista Kim Peek foi submetido a uma série de exames, incluindo tomografia computorizada e imagiologia por ressonância magnética (IRM), para se criar um modelo tridimensional da estrutura do seu cérebro.
Os investigadores da NASA querem comparar uma série de imagens IRM feitas em 1988 pelo neuropsiquiatra de Peek na Universidade de Utah, Dan Christensen, para saber o que mudou no seu cérebro desde então.
Não só o cérebro e as capacidades de Peek são únicos, segundo Richard Boyle, responsável pela realização dos exames, como parece estar mais inteligente nas suas áreas de especialidade à medida que envelhece.
Peek, 53 anos, conhecido como «mega-sábio» por ser um génio em cerca de 15 áreas diferentes, desde história, literatura e geografia a desportos, música, números e datas, tem limitações graves noutras áreas, como não ser capaz de encontrar a gaveta dos talheres em casa ou vestir-se sozinho.