Nasceu em Portugal a primeira criança com um método que permite aos seropositivos ter filhos sem o risco de contaminação de sida. Este método recorre a uma «lavagem» de espermatozóides, que permite o nascimento da criança perfeitamente saudável.
Corpo do artigo
Nasceu em Portugal a primeira criança através de um método que evita a contaminação do bebé com o vírus da sida, permitindo aos seropositivos terem filhos sem o risco de serem contaminados com o HIV.
A criança nasceu há cerca de uma semana. O método inovador recorre à «lavagem» de espermatozóides.
O médico Alberto Barros, do Centro de Genética da Reprodução, diz que «esta técnica de preparação de lavagem permite pôr de lado os espermatozóides livres de vírus».
«A amostra final é dividida em diversas porções, que são congeladas a 196 graus negativos, à excepção de uma que será submetida a uma análise. Se der, como é de esperar, negativa, então podemos concluir que os tubos que ficaram congelados, podem ser utilizados no processo de reprodução medicamente assistida», explica Alberto Barros.
Para além de alguns sobressaltos durante a gestação tudo correu bem. «As gestações nem sempre decorrem de forma perfeitamente tranquila, há situações de pequenas hemorragias, mas isso decorre daquilo que é frequentemente na gravidez», disse.
«No que respeita ao aspecto fundamental, que era o controle de uma eventual seropositividade na mãe, isso correu bem. Após o nascimento do bebé a análise também foi feita e também está tudo bem», sublinhou.
Apesar do sucesso deste método os médicos não garantem 100 por cento de segurança, já que a ciência prevê um por cento de hipótese de contágio.