A National Geographic Magazine já tem edição portuguesa, à semelhança do que acontece com outras 17 edições locais, semelhantes à revista original. A National Geographic apresentou-se segunda-feira em Portugal.
Corpo do artigo
A National Geographic Magazine apresentou esta segunda-feira a sua edição portuguesa, que pretende cumprir os mesmos objectivos da revista original, fundada há 113 anos. A National Geographic Magazine Portugal segue os mesmos critérios científicos e de rigor que a revista dos Estados Unidos.
Para isso, e com uma equipa totalmente portuguesa, a revista conta com um Conselho Científico, que orienta os artigos portugueses e garante a qualidade científica. Isto porque a edição nacional tem três secções feitas em Portugal, «Exploradores», «Pioneiros», e «Ficheiros Secretos».
O Conselho Científico é constituído por 12 cientistas portugueses das mais variadas áreas, que são maioritariamente responsáveis pela indicação das notícias.
Segundo Sérgio Coimbra, director da edição portuguesa, «as pessoas preferem contar-nos as coisa porque já sabem que não vamos fazer grandes manchetes. O que dizemos é com rigor».
A edição portuguesa poderá fazer ligeiras alterações relativamente à revista original, como seja a capa, caso a capa americana não seja tão importante para o público português, ou as reportagens, que podem ser substituídas por outras mais interessantes no contexto nacional.
Mas tudo isto sempre debaixo do rigor científico a que a National Geographic sempre habituou os seus leitores um pouco por todo o mundo. Ainda segundo Sérgio Coimbra, «quando fazemos a revista em Portugal, enviamos tudo para os Estados Unidos para eles verificarem se, por exemplo, não nos enganamos na distância de Lisboa a Setúbal em cem metros que seja».
Paralelamente ao lançamento da revista, é também, lançado o «site» em português, onde se podem encontrar todos os artigos da revista portuguesa, se bem que menos desenvolvidos. O «site» têm ainda referências à fundação National Geographic, à missão da National Geographic, e ao canal televisivo, disponível através da TV Cabo.
Este canal televisivo tem já mais de 90 milhões de telespectadores, em 113 países e 17 línguas.
A National Geographic é trazida para Portugal pelo grupo Lusomundo, e segundo o coronel Luís Silva, a revista é também importante para o nosso país, e para o grupo, pela imagem que a revista tem e pela divulgação da cultura de e por todos os povos, já que é um produto especial, e em Portugal será quase sempre igual à original.
A primeira edição National Geographic Magazine Portugal conta com 150 mil exemplares.