O «Logos II» é um navio-livraria flutuante que tem mais de quatro mil títulos educacionais, em português e em inglês, e chega segunda-feira a Lisboa.
Entre os livros do «Logos II» há livros de histórias para crianças, temas para adultos, abrangendo a família, culinária, negócios, saúde, cultura, línguas e muitos mais, à venda a preços razoáveis.
Registado na Grã-Bretanha em 1989 pela «Educational Exhibits, Lda», uma organização de caridade de inspiração cristã, sem fins lucrativos, o navio, que é operado pela Operação Mobilização, cuja base se encontra em Mosbach, Alemanha.
O navio que atraca ao Cais de Santa Apolónia (terminal de passageiros), com entradas pagas a 0,50 euros (100 escudos) está aberto ao público a partir de quarta-feira (de segunda a sábado) das 11:00 às 23:00 e aos domingos das 14:00 às 22:00.
O navio também oferece ao público um Café Internacional, a par de programas culturais apresentados aos finais de semana pela tripulação.
Mais de 70 países foram visitados na década passada (na América Latina e Central e no Norte da Europa) com o objectivo de, através da sua larga livraria, promover a educação e, com os programas que oferece, um entendimento mais preciso da cultura internacional.
Cada ano, cerca de 200 jovens (homens e mulheres), de mais de 40 país diferentes, embarcam nesta missão para 24 meses de treino e exposição cultural.
Cada um que serve a bordo é um voluntário, trabalhando e aprendendo sem nenhuma remuneração.