«Os Verdes» e o Bloco de Esquerda contestam o facto do primeiro-ministro ter desdramatizado a questão do navio «Nestor C», que se encontra a caminho de Lisboa com uma avaria. Ambos os partidos garantem que a carga transportada é perigosa.
Corpo do artigo
O debate mensal da Assembleia da República ficou marcado por referências constantes ao navio «Nestor C» que está a caminho de Lisboa.
Durão Barroso garantiu que a carga do barco não era perigosa mas a deputada Isabel de Castro, do partido «Os Verdes», tem outra opinião.
O «Nestor C» «está na lista da Comissão Europeia de barcos que, se houvesse medidas de segurança a sério, deviam ser proibidos. Por isso, e como o senhor (primeiro-ministro) não lê a listas todas, entrego ao Governo a lista que deveria ter lido», afirmou a deputada ecologista.
Francisco Louçã, do Bloco de Esquerda, também contestou Durão Barroso. «O 'Nestor C' tem 30 mil toneladas de compostos de amónio que decompostos libertam dois iões, um dos quais se conjuga com a água formando amoníaco. O 'Nestor C' é uma bomba de amoníaco e o senhor (Durão Barroso) devia sabê-lo».