Desde as primeiras horas do dia que a neve está a cair em várias localidades do Norte do país e várias estradas já foram cortadas. A meteorologista Ilda Novo disse à TSF que Bragança é a cidade mais atingida.
Corpo do artigo
Os meteorologistas dizem que a partir de amanhã a temperatura já vai começar a subir, mas a chuva vai agravar-se. Esta terça-feira a notícia é a neve que cai no norte de Portugal.
«Mantém-se a situação de neve no nordeste transmontano, nomeadamente em Bragança. Há ventos fortes nas regiões altas, alguma chuva fraca pelo país, em especial na região centro. Verificam-se temperaturas baixas no nordeste transmontano e Beira Alta», salientou a meteorologista Ilda Novo à TSF.
No distrito de Bragança estão cortadas três estradas municipais. O comandante Melo Gomes, da Protecção Civil do distrito, confirmou que continua a nevar, mas com menos intensidade. Até ao momento nenhum acidente grave foi confirmado.
«Temos tido os problemas normais de quando cai o primeiro nevão. Verificaram-se pequenos toques com viaturas. Nada de grave», disse.
A circulação na auto-estrada A24 está condicionada desde as 16:45 de hoje na zona de Bigorne, concelho de Lamego, devido à acumulação de neve.
Segundo uma fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Viseu, citada pela Agência Lusa, a neve tem caído desde manhã em alguns concelhos do Norte do distrito de Viseu, nomeadamente Lamego e Castro Daire.
Também o troço da A24 entre Furtunha e Vila Pouca de Aguiar está cortado devido à queda de neve.
O Itinerário Principal 4 (IP4), entre Amarante e Vila Real, também está interdito ao trânsito, assim como a auto-estrada 7 entre Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar.
Almor Salvador, da Protecção Civil de Vila Real, adianta à TSF que nesta altura há várias viaturas retidas pela neve e são escassos os meios para resolver estes problemas.
«Tenho conhecimento de vários acidentes, casos graves nenhum», explicou.
A direcção de estradas referiu que um camião começou na segunda-feira à noite a espalhar sal no IP4 como medida de precaução.
No Verão passado foi colocado um depósito de cerca de 50 toneladas de sal na zona de descanso de Arrabães para mais rapidamente poder ser espalhado naquela via rápida que liga os distritos do Porto, Vila Real e Bragança.
A circulação na EN 103, entre Montalegre e Chaves, também se faz com alguma dificuldade. O repórter da TSF nesta primeira cidade já descreveu o manto branco que cobre a localidade e a tranquilidade dos moradores já habituados a Invernos frios.
Também a estrada que liga a Covilhã à Torre, na Serra da Estrela, foi cortada.