A chuva, o frio e a queda de neve provocaram hoje o caos nos países da Europa central. Alemanha, Polónia, Bulgária, Macedónia registaram as mais baixas temperaturas dos últimos anos.
Corpo do artigo
A chuva, o frio e a queda de neve provocaram hoje o caos nos países da Europa central, designadamente na Alemanha onde o trânsito foi muito afectado, com muitos automobilistas retidos nas suas viaturas.
Em Thuringe, no leste da Alemanha, o vento forte ajudou a acumular a neve que chegou a atingir hoje os dois metros de altura, bloqueando o acesso a muitas comunas e originando grandes atrasos no tráfego ferroviário.
Na Renânia do Norte-Westfália, nevou com grande intensidade e o peso do manto branco fez cair muitas árvores e linhas de alta tensão.
Na Baviera, o recorde da temperatura mais baixa foi de novo batido esta madrugada, com 45,9 graus abaixo de zero, o que não acontecia desde 1870.
Nas montanhas, muitos automobilistas arriscaram a travessia durante a noite e foram obrigados a passar algumas horas no interior das respectivas viaturas, até serem recolhidos por equipas de socorro.
Em toda a Alemanha, muitos troços de estradas e auto-estradas ficaram bloqueados devido à neve.
No Norte, a chuva fria substituiu a neve.
A meteorologia alemã prevê para hoje como melhor temperatura no país os dez graus abaixo de zero.
Na Polónia, muitas estradas ficaram também bloqueadas devido à neve.
Desde o início do Inverno, mais de 130 pessoas morreram já devido ao frio, na Polónia, a maioria por hipotermia.
Na Bulgária, a neve obrigou também a interditar a circulação rodoviária em quase todo o país. Na capital, Sofia, o manto branco atingiu hoje 60 centímetros de altura e os transportes públicos paralisaram, mesmo nos arredores.
Na Macedónia a neve cai há vários dias, e o governo pediu hoje a ajuda da polícia e do exército para ajudar a limpar as principais vias rodoviárias.
A vaga de frio, com queda de neve e temperaturas abaixo dos 10 graus negativos que há duas semanas se faz sentir na Macedónia, provocou já quatro mortos.
Na segunda-feira à noite a neve caiu com grande intensidade, obrigando a encerrar todas as estradas e os dois aeroportos do país.
Em Skopje a neve atingia hoje meio metro de altura, e nas montanhas em redor ultrapassava o metro e meio.