A Nintendo apresentou esta quinta-feira a nova consola GameCube, que se mostra como a grande rival da Playstation2 (Sony) e da X-Box (Microsoft).
Corpo do artigo
A criadora dos Pokémons e do Super Mário, a Nintendo, apresentou esta quinta-feira a consola GameCube que, de fácil utilização e relativamente barata, se adivinha como a grande rival da Playstation2 (Sony) e da X-Box (Microsoft).
A Nintendo tem como objectivo colocar à venda 500 mil unidades da nova consola de jogos de vídeo no Japão, aquando do seu lançamento, a 14 de Setembro, e 700 mil a 18 de Novembro, altura em que sai no mercado norte-americano.
Nos Estados Unidos, o lançamento foi adiado por 15 dias de forma a, segundo a empresa japonesa, haver unidades suficientes para responder às fortes expectativas dos consumidores.
«Esperamos vender quatro milhões de GameCube no Japão e no estrangeiro até Março de 2002», anunciou, em Tóquio, o director geral adjunto do grupo, Atsushi Asada.
A consola será colocada no mercado a pouco mais que 45 mil escudos no Japão e 43 mil escudos nos Estados Unidos, onde a Nintendo realiza entre 40 a 50 por cento das suas vendas anuais.
A GameCube, que será disponibilizada em várias cores como o Game Boy Advance, consola portátil que saiu em Março no Japão, vai chegar ao mercado europeu na próxima Primavera.
«Mesmo quando temos a máquina mais sofisticada, ela é inútil sem software. As pessoas não estão mais interessadas nos belos gráficos, existem vários jogos complicados de jogar. Elas querem alguma coisa original e o GameCube é a nossa resposta», explicou Asada, numa alusão à PS2 da Sony, considerada superior no domínio dos gráficos, mas complexa.
O GameCube foi concebido pela Nintendo em colaboração com a IBM, NEC e a Matsushita Electric Industrial (MEI), estando prevista a possibilidade, a partir de Dezembro, de ser ligado a um leitor de DVD desenvolvido pela MEI, uma capacidade oferecida pela PS2 e a futura X-Box anunciada para Novembro.