Na próxima preia-mar, às 20:25, o nível das águas do rio Douro pode atingir «valores superiores» aos registados na manhã de hoje. São estas as últimas informações do Centro de Prevenção de Cheias.
Corpo do artigo
O Centro de Prevenção de Cheias admitiu como «provável» que na próxima preia-mar, às 20:25, o nível das águas do rio Douro atinja «valores superiores» aos registados ao início da manhã de hoje.
A preia-mar ocorrida cerca das 7:55 provocou uma subida do nível das águas do Rio Douro, mas não chegou a alagar a zona ribeirinha, disse fonte do Centro de Prevenção de Cheias.
A fonte referiu que o nível máximo foi atingido cerca das 8:10, começando de seguida a registar-se uma descida «muito ligeira». A água subiu cerca de cinco metros e ficou a poucos centímetros da margem.
Os bombeiros já estavam de alerta
Os Bombeiros Sapadores do Porto já estavam de prevenção na zona ribeirinha da cidade, preparados para fazer face à eventual subida das águas do Rio Douro, com a ocorrência da preia-mar às 7:55.
De acordo com o Centro de Prevenção de Cheias as barragens estão a debitar caudais acima dos valores normais, provocando a elevação do nível de água do rio na Régua e no Porto.
Em comunicado, onde é feito o ponto da situação às 00:00 de hoje, é referido que em consequência das chuvas ocorridas nas últimas 24 horas, os caudais têm vindo a subir, prevendo-se que, a manter-se esta subida, com a ocorrência da preia-mar, o nível das águas do Douro possam subir até à altura da coroa do Cais da Ribeira.
O Centro de Prevenção de Cheias salienta, no entanto, que «esta preia-mar é de uma altura pouco significativa, e que o Cabedelo (Foz do Douro) está aberto, pelo que as águas saem livremente, portanto não agravando a subida do nível das águas».