O Prémio Nobel da Literatura 2004 vai ser anunciado hoje às 12:00 pela Academia sueca, segundo revelou a Fundação Nobel.
Corpo do artigo
O norte-americano Philip Roth, o albanês Ismael Kadará, o checo Milan Kundera e os poetas sírio-libanês Adonis e o sueco Tomas Transtromer voltam, este ano, a integrar a lista dos possíveis vencedores do Nobel instituído em 1901.
O filósofo francês Jacques Derrida afigura-se como outro sério candidatos ao prémio, que será anunciado quinta-feira pelo secretário da Academia Sueca, Horace Engdahl, como já faz parte da tradição.
No feminino, a argelina Assia Djébar, a norte-americana Joyce Carol Oates e a dinamarquesa Inger Christensen foram alguns dos nomes falados em Estocolmo para suceder à autora polaca Wislawa Szymborska, galardoada em 1996.
Além de um diploma e uma medalha, os laureados deste ano vão receber um prémio de 1,10 milhões de euros. A entrega dos prémios acontece tradicionalmente em Estocolmo e Oslo, a 10 de Dezembro, dia do aniversário da morte de Alfred Nobel, pai da dinamite e fundador dos galardões, em 1896.