Talvez seja o mais famoso cântico de Natal. Ouviu-se pela primeira vez há 184 anos em Oberndorf, na região austríaca de Salzburgo. Este ano, graças à internet, quem quiser poderá assistir em directo ao Natal de Oberndorf.
Corpo do artigo
Está uma câmara ligada à rede, apontada para a pequena capela de Oberndorf. Amanhã, quando lá forem cinco da tarde, quatro horas em Portugal, as cerimónias natalícias tradicionais à maneira alpina, podem ser vistas em qualquer parte do mundo.
Há qualquer coisa de emocionante em ouvir e ver o pequeno grupo de paroquianos de Oberndorf, a cantar esta música que, ali nascida, se transformou numa espécie de hino do Natal em todo o mundo. Através do site stillenacht a pequena paróquia de San Nicolas de Oberndorf, em véspera de Natal, fica aberta ao mundo. Aliás, neste momento já o está. Quem visitar a dita página da Web já lá encontra uma janela que mostra, em tempo real, o local onde tudo vai acontecer.
Recorde-se que a canção foi ali apresentada pela primeira vez na Missa do Galo de 1818. O seu autor foi o sacerdote Josef Mohr. Acabado de chegar da cidade de Salzburgo, redigiu seis estrofes da letra original na qual se baseia. À última hora, a 24 de Dezembro, Mohr entregou o texto ao maestro da localidade, Franz Gruber. Este teve que substituir o organista e encontrou uma melodia para duas vozes solistas, coro e guitarra.
A interpretação não será tão cristalina como a dos "Pequenos Cantores de Viena", mas é verdade que a simplicidade dos cânticos da paróquia de Oberndorf, não deixará de recordar que foi ali que nasceu a "Noite de Paz". Como é recordado no stillenacht, talvez esta melodia de boa vontade não tivesse conquistado o mundo se não fosse a divulgação dada por duas famílias austríacas, Rainer e Strasser. Através do Tirol e da Alemanha, a canção chegou aos Estados Unidos tornando-se conhecida como "Silent Night".
Amanhã, às 4 da tarde, para quem quiser conhecer onde esta história começou, abre-se uma janela na internet no stillenacht.
Século XXI
Dias úteis, 12h50m