A música sul-americana domina esta noite de sexta-feira, onde a dança, o jazz, a música acústica e o cinema também marcam presença.
Corpo do artigo
DIVA LATINA
Susana Baca (na foto) nasceu num bairro piscatório dos arredores da capital do Peru, Lima, e cresceu rodeada pela música afro-peruana.
O seu talento cedo se evidenciou, não só por cantar e dançar música folk mas também por manifestar um grande interesse pela cultura do seu país.
No ano passado foi a vencedora do Grammy Latino para o melhor disco folk e nesta sexta-feira, às 22:00, sobe ao palco da Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.
TRISTES EUROPEUS
Várias pessoas de várias europas encontram-se em Viseu, transportando nos corpos que falam realidades que no exílio se diluíram ou se reafirmaram.
Todas sofrem de claustrofobia e de asma crónica e só a competência em se esquecerem de si próprios, fundindo-se em seres universais capazes de compreender tudo, pode trazer-lhes alívio.
Este é o tema de «Tristes Europeus, Juissez Sans Entraves», que a Companhia Paulo Ribeiro e Danças Ocultas interpreta nesta sexta-feira e eneste sábado, às 21:00, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
TRIO MOCOTÓ
O Trio Mocotó está em Portugal para mostrar que o samba está vivo.Este projecto teve início nos anos sessenta, nascido do convívio musical na boìte paulistana «O Jogral», e pratica um som onde se misturam rock, soul e samba com muita energia e boas vibrações.
Os precursores daquilo a que veio a chamar-se samba rock estiveram ausentes durante mais de vinte anos, mas agora João Paraíba, Luiz Carlos Fritz e Nereu Gargalo reuniram-se, gravaram um novo trabalho e nesta sexta-feira estão em Portugal para apresentá-lo ao público do Hard Club de Vila Nova de Gaia, a partir das 22:00.
ROCHEIRA MUSIQUE ENSEMBLE
O concelho de Cascais está a levar a efeito, desde Setembro e até Dezembro, um ciclo de música acústica com um concerto no final de cada mês. O de Outubro acontece nesta sexta-feira, pelas 21:30, no Centro Cultural de Cascais.
O Rocheira Musique Ensemble interpreta Padre Vivaldi na Gandarinha.
JAZZ COM ALMA
Nesta formação cada instrumento conhece o seu lugar e o seu tempo certos e há muito que já se familiarizou com os outros e com a voz de Mónica Ferraz. O projecto Jazz Com Alma, constituído pelo piano de Aurelian Martin, pelo trombone de Paulo Perfeito, pelo baixo de António Ferro e pela bateria de Paleka, para além da voz da intérprete, apresenta-se nesta sexta-feira e neste sábado, a partir das 24:00, no B Flat Jazz Clube de Matosinhos.
VELUDO AZUL
Durante o mês de Outubro e ainda em Novembro a Associação Cultural Zero em Comportamento preocupa-se com as relações de vizinhança.
Os vizinhos são essas pessoas de quem tanta coisa nos separa mas a quem tanta coisa nos une, desde os ruídos que se ouvem de uns andares para os outros até ao supermercado e ao café que se frequenta.
Nesta sexta-feira, em sessões às 17:00, 19:15 e 21:45, o Cine-estúdio 222 exibe o filme «Blue Velvet», de David Linch.