Cerca de meio milhão de consolas de jogos Playstation II vão ser postas à venda em toda a Europa, mas a maior parte já está vendida, ainda antes de chegar às lojas.
Corpo do artigo
Em toda a Europa vão ser postas à venda cerca de meio milhão de consolas Playstation II (PS2) e a maior parte delas vão estar vendidas antes de entrarem nas lojas.
O lançamento destas consolas de 128 bits, com leitor de DVD, foi atrasado, porque a Sony não tinha «stocks» disponíveis para responder a todos os pedidos. A procura tem excedido de longe a oferta disponível e a Sony não hesitou em adiar o lançamento para garantir as vendas na época de Natal.
No entanto, Chris Deering, da Sony europeia, diz que «não tinha sido necessário adiar o lançamento na Europa em cerca de um mês, o que nos custou muito dinheiro, se tivéssemos as quantidades que pedimos a Tóquio».
Segundo analistas desta industria, a Europa é o maior mercado para este tipo de produto, mas é também o último mercado a receber a PS2. Além de que os preços são consideravelmente mais altos do que no Japão. Enquanto que uma PS2 custa 299 dólares (70 mil escudos) nos Estados Unidos e 360 (85 mil escudos) no Japão, custa 450 (107 mil escudos) no Reino Unido e 414 dólares (98 mil escudos) em França.
A PS2 foi lançada originalmente este ano no Japão, em Março e em menos de quatro semanas vendeu-se quase um milhão e meio. Em Outubro tinham sido vendidas três milhões e meio de unidades.
Na semana do lançamento americano foram vendidas 500 mil unidades.
As rivais
Actualmente as maiores rivais da PS2 são a Sega Dreamcast, com a vantagem de ter acesso à internet, mas sem DVD e a sempre arqui-rival, a Nintendo que só deverá lançar a sua nova geração de consolas no fim do próximo ano.
A guerra vai aumentar
O próximo ano vai ser crucial para as «guerras de consolas», porque para além da Nintendo lançar a sua consola de 128 bits, vai haver a entrada de mais um gigante neste mercado. A Microsoft já anunciou a sua entrada no mercado com a «x-box» e promete entrar em força.
Para a Sony e rivais há muito neste «jogo». Só a Playstation rende cerca de 28 por cento dos lucros em toda a rede da empresa.