Houve nova descarga de esgotos de suiniculturas na Ribeira dos Milagres, no concelho de Leiria, durante a madrugada. A população, mais uma vez indignada e revoltada, chamou a GNR para investigar o caso.
Corpo do artigo
Segundo José Carlos Faria, da Comissão de Ambiente e de Defesa da Ribeira dos Milagres, têm havido descargas regulares de menor dimensão mas, como na madrugada de quinta-feira não choveu o suficiente para diluir os efluentes, a água escura e o cheiro fétido não desapareceram durante toda a manhã.
Os suinicultores recorrem ao leito da ribeira para fazerem despejos porque não conseguem tratar os efluentes das suas explorações.
Há dois dias, o secretário de Estado do Ambiente, José Eduardo Martins, esteve de visita a Leiria para conclusão do acordo com os suinicultores para a criação de uma empresa privada, a Reciclis, que vai gerir todo o processo de saneamento do sector.
O investimento global será de 35 milhões de euros, apoiado em cerca de dez milhões pelo Estado. O concurso público internacional vai ser aberto em Janeiro. A data de conclusão prevista é 2006.
A região de Leiria tem cerca de 400 mil suínos, que produzem dejectos equivalentes aos gerados por 1,2 milhões de pessoas.