Helena Roseta e José Leitão entregaram, esta terça-feira, na sede do PS as assinaturas que vão permitir regularizar a moção de estratégia global que pretendem apresentar no Congresso socialista, a decorrer entre 10 e 12 de Novembro.
Corpo do artigo
Na quinta-feira, a moção «Solidariedade e Cidadania», promovida por apoiantes de Manuel Alegre, foi considerada irregular.
A Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS adiantou terem sido entregues apenas 52 assinaturas originais, em vez das 100 exigidas pelo regulamento, sendo as restantes fotocópias.
Na altura, Helena Roseta e José Leitão, os dois primeiros subscritores do documento, acusaram a COC de tentar travá-los na secretaria, afirmando que as assinaturas entregues eram faxes e não fotocópias, mas comprometeram-se a cumprir as exigências para regularizar a moção.
O prazo para a substituição das assinaturas terminava hoje às 18:30.
As outras duas moções ao XV Congresso do PS, agendado para os dias 10, 11 e 12 de Novembro, em Santarém, do secretário-geral, José Sócrates, e do socialista Fonseca Ferreira, foram aceites pela COC na quinta-feira, com, respectivamente, 800 e 150 assinaturas validadas.