O comandante da Estação Espacial Alfa (ISS) foi hoje rendido. Em breve regressam a Terra astronautas que ultrapassaram o tempo limite de permanência no espaço. A ISS continua a desenvolver várias experiências, em especial no campo da farmacêutica.
Corpo do artigo
O norte-americano Frank Culbertson é o novo comandante da Estação Espacial Alfa, que se encontra na órbita da Terra, a 390 quilómetros de altitude. Culbertson substituiu esta quarta-feira o russo Iuri Usachev.
Um total de 10 astronautas e cosmonautas estão a trabalhar em conjunto na Estação Espacial Internacional (EEI), desde a chegada do vaivém Discovery, cuja missão fundamental é permitir a rendição das tripulações que ocupam de modo permanente a estação, disse a NASA.
Entre as próximas tarefas da tripulação, conta-se um passeio espacial para fixar um dispositivo que permite armazenar um derivado do amoníaco que serve para alimentar o sistema de refrigeração da estação.
Outras tarefas serão desenvolvidas, tendo em vista a atracagem de naves russas que em breve vão visitar a estação. Um dos testes a ser efectuado implica que os astronautas sejam «cobaias humanas», experimentando nos seus próprios corpos o efeito de medicamentos contra diferentes doenças.