Uma empresa japonesa desenvolveu um novo detector de minas anti-pessoal que calcula a sua profundidade e mostra a forma do explosivo num ecrã de cristal líquido. O «Mine Eye» permite, assim, aumentar a segurança de limpeza.
Corpo do artigo
Uma empresa japonesa desenvolveu um novo detector de minas anti-pessoal que calcula a sua profundidade e mostra a forma do explosivo num ecrã de cristal líquido, o que aumenta a segurança de limpeza.
Segundo fontes industriais, a empresa Geo Search, responsável pelo novo invento, denominado «Mine Eye», refere que o aparelho funciona como um radar portátil.
O detector pode identificar minas com explosivos plásticos que passavam despercebidos em outros aparelhos usados na limpeza de campos minados.
A empresa Geo Seach é especialista em detectar falhas telúricas subterrâneas e, desde 1992, a pedido das Nações Unidas, começou a estudar o uso da sua tecnologia na localização de minas anti-pessoal.
Com microprocessadores da IBM, ecrã de cristal líquido da Sharp e um sistema de sensores da Omron, a Geo Search desenvolveu um aparelho cuja primeira missão realizada este ano conseguiu remover 74 minas anti-pessoal e mais 125 bombas sem explodir.