A frota russa começou a fazer manobras no Mar de Barents com um novo submarino a propulsão nuclear, anunciou Vladimir Kouroiedov. Este submarino pode albergar uma guarnição de 60 pessoas e atinge a velocidade de 35 nós.
Corpo do artigo
A frota russa começou a fazer manobras no Mar de Barents com um novo submarino a propulsão nuclear, anunciou hoje o almirante Vladimir Kouroiedov, citado pela agência Interfax.
«Os exercícios com o submarino Guépard vão prosseguir durante duas semanas», declarou o almirante Kouroiedov, Chefe do Estado-Maior da Armada russa, cuja «jóia» dos submarinos nucleares, o Kursk, naufragou em Agosto último no Mar de Barents em condições dramáticas.
O submarino Guépard, um Akula, segundo a classificação da NATO, está equipado com 28 mísseis de três mil quilómetros de alcance, podendo imergir até à profundidade de 600 metros. Este submarino pode albergar uma guarnição de 60 pessoas e atinge a velocidade de 35 nós.
O almirante Kouroiedov sublinhou por outro lado a importância para o Estado russo de manter as empresas militares, nomeadamente a de Sevmachpredpriatié que construiu o Gépard.
Situada na cidade de Severodvinsk, junto ao Mar Branco, a empresa Sevmachpredpriatié foi recentemente obrigada, devido à falta de encomendas do Estado, a reconverter-se no fabrico de bancos públicos para pagar as suas dívidas à municipalidade.