Foi criado no Japão um sistema que possibilita a localização e detenção do carro no caso deste ser roubado. O sistema funciona através do telemóvel.
Corpo do artigo
A empresa de electrónica Omron e a seguradora Tóquio Marine and Fire desenvolveram um sistema anti-roubo para automóveis que permite aos proprietários localizar o seu carro e parar o motor através do telemóvel.
O sistema vai estar em exposição esta semana na feira industrial «Business Show 2001» de Tóquio. O telemóvel é instalado no automóvel e fica ligado a uma central de informação designada por M2M (Machine-to-Machine).
Quando se abre a porta do carro, o utilizador recebe uma mensagem electrónica. No caso do motor ser accionado na sua ausência, o dono do veículo recebe uma segunda mensagem. Em seguida é activado um sistema que «segue» o veículo num mapa electrónico.
Através do telemóvel, o proprietário poderá fazer soar a buzina ou o alarme do veículo roubado, podendo mesmo detê-lo ainda que, apesar desta função ser tecnicamente possível, está dependente da legalização.
O novo sistema vai competir com métodos semelhantes de localização através do telemóvel já existentes, mas apresenta um preço dez vezes menor, cerca de 300 dólares (cerca de 70 contos), como indicam os responsáveis pelo projecto.
No ano 2000 foram roubados no Japão 56.000 automóveis, uma média de um por cada 500, ainda assim, este número é menor do que nos EUA e na Eurpa, onde a média é de um ou dois por cada 100 veículos.
Durante o ano fiscal de 1999, as seguradoras nipónicas pagaram 332 milhões de dólares (77 milhões de contos), mais 72 por cento do que em 1998, pelos 20 000 carros roubados.