A Agência Espacial Europeia lançou, esta quarta-feira, para o espaço um telescópio preparado para descobrir planetas rochosos, como a Terra. Os resultados serão conhecidos nas próximas décadas e não permitem detectar a existência de vida.
A Agência Espacial Europeia lançou, esta quarta-feira, para o Espaço um telescópio preparado para medir pequenas variações de luz fora do sistema solar. Um sistema inovador que permitirá descobrir planetas rochosos, como a Terra.
O telescópio permitirá encontrar planetas rochosos com atmosfera, como é o caso da Terra, ou sem atmosfera, como Mercúrio. Um tipo de planetas que nunca foi descoberto fora do sistema solar.
Até ao momento, os astrónomos apenas descobriram planetas gasosos como Júpiter. No entanto, a descoberta de planetas rochosos não significa a existência de vida.
O cientista da Agência Espacial Europeia Malcolm Fridlund explicou à TSF que o telescópio vai procurar mini-eclipses, ou seja, ocultações de luz que apenas tapam uma pequena parte de um sol longínquo.
Esta «é a primeira missão espacial internamente dedicada a encontrar planetas fora do sistema solar», enfatizou Malcolm Fridlund, ressalvando, no entanto, que este trabalho não terá um retorno imediato, mas provavelmente só serão conhecidos resultados nas próximas décadas.