A partir de hoje estará disponível em Portugal um novo fármaco, a sibutramina, com um moderno mecanismo de acção, que promove a perda de peso, facilitando a saciedade e o gasto de energia.
Corpo do artigo
Vai ser hoje lançado no mercado português um novo fármaco, a sibutramina, que se tem vindo a revelar eficaz na perda e manutenção de peso, dado que promove a saciedade e aumenta o gasto de energia.
De acordo com relatórios de especialistas internacionais, a utilização do medicamento está aprovada em tratamentos com duração limite de um ano, garantindo a manutenção de uma boa saúde a longo prazo.
O fármaco foi avaliado por 28 estudos registados, com duração entre oito semanas e um ano, envolvendo cerca de quatro mil doentes que revelaram perdas de peso significativas.
Segundo o presidente da Task Force International da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Obesidade, Philip James, este sucesso verifica-se também na redução significativa do risco de patologias associadas como a diabetes e a dislipidémia.
De acordo com a OMS, a obesidade ameaça tornar-se a primeira doença crónica a nível mundial, resultado para o qual Portugal contribui, já que metade da população sofre de excesso de peso.