O concurso Sangue Novo inaugurou as passarelas da 19ª ModaLisboa revelando as criações de nove jovens criadores. A vencedora foi Priscila Alexandre. Ana Salazar, Manuel Alves e José Manuel Gonçalves encerraram a noite de ontem.
Corpo do artigo
Perante uma plateia ecléctica, onde não faltou o presidente da Câmara, Santana Lopes, e o ministro-adjunto de Durão Barroso, José Luís Arnaut, a 19ª edição da ModaLisboa, «InterAction», arrancou sexta-feira enchendo de glamour o Convento do Beato.
Foram os jovens criadores do concurso Sangue Novo que inauguraram «Interaction». Sob o lema Fast/Fashion, Slow/Fashion, os «esperança» da moda nacional tinham por objectivo fundir nas suas criações o ritmo acelerado da sociedade contemporânea e os valores tradicionais portugueses.
O estilo romântico da estilista Priscila Alexandre, Universidade Técnica de Lisboa, conquistou o júri composto por Fátima Cotta (Elle), Isabel Costa (Lux Woman), Paulo Macedo (Vogue Portugal) e Veríssimo Mustra (Vicri).
Foi nas lavadeiras portuguesas que Priscila foi buscar inspiração para criar os modelos apresentados no Sangue Novo. Para isso, a criadora visionou com atenção o filme «Aldeia da Roupa Branca», onde a estrela é Beatriz Costa é a actriz principal. A ideia é «reflectir a vida de um povo que sempre teve poucos recursos», explicou à TSF.
Como prémio, a jovem designer vai receber um estágio de três meses num atelier internacional e uma bolsa no valor de cinco mil euros.
Este ano, o regulamento do Sangue Novo, que vai na oitava edição, sofreu algumas alterações. Ao contrário dos anos anteriores, a candidatura processou-se exclusivamente por convite.
O objectivo, como explicou à TSF Eduarda Abbondanza, da organização, é «fazer uma triagem para descobrir os puros-sangue ao nível do design de moda».
Do neo-punk à sedução
Depois dos jovens criadores, as passarelas encheram-se com as cores de Ana Salazar. Ao som de batidas fortes e urbanas, os modelos desfilaram no estilo punk romântico que a estilista escolheu para a colecção Primavera/Verão 2003. Ana Salazar continua a surpreender.
Manuel Alves e José Manuel Gonçalves encerraram a primeira noite da ModaLisboa com uma colecção arrojada e sexy pintada a preto e vermelho. Saltos altos, vestidos decotados e sensuais passaram pela passarela, deixando um rasto de elegância e sedução.