O petróleo de «Brent» cotado em Londres atingiu, esta quinta-feira, um novo valor recorde de 113,29 dólares e em Nova Iorque alcançou um máximo de 115,45 dólares. Entretanto, o euro atingiu um novo máximo face ao dólar.
Corpo do artigo
O petróleo de «Brent» cotado em Londres atingiu, esta quinta-feira, um novo valor recorde de 113,29 dólares, enquanto em Nova Iorque, no mercado electrónico, alcançou um máximo de 115,45 dólares.
Desde o início desta semana, que os valores nos dois lados do Atlântico subiram cerca de cinco dólares, enquanto num ano os preços aumentaram na ordem dos 50 dólares, notícia a agência France Press.
O agravamento dos preços deve-se à fraqueza do dólar, que precisa de financiar os défices orçamental e da balança comercial dos Estados Unidos, a uma nova baixa das reservas norte-americanas e ao aproveitamento de especuladores, que estão a sair do mercado de capitais.
Segundo números publicados quarta-feira, as reservas norte-americanas de produto em bruto diminuíram 2,3 milhões de barris na semana passada em relação à semana anterior, contrariando as previsões, que anunciavam uma reconstituição de cerca de 1,8 milhão de barris.
Entretanto, o euro continua em ascensão face ao dólar, atingindo um novo recorde esta quinta-feira de 1,5984.
O euro é apoiado por sinais de pressões inflacionistas na zona euro, que reforçam as expectativas, segundo as quais o Banco Central Europeu (BCE) vai manter inalterado o valor das taxas de juro na zona euro em quatro por cento.