O inquérito sobre utilização individual das Tecnologias de Informação indica que a maioria dos cibernautas liga-se para educar os filhos. 22 por cento dos portugueses estão ligados à net. O Algarve lidera.
Corpo do artigo
O inquérito revela que quanto mais altas as habilitações escolares, maior é a percentagem de utilização da net.
Os estudantes são quem mais navega (67%), seguidos dos trabalhadores activos (20%) e dos desempregados (12%). Entre reformados e incapacitados, apenas 3 por cento frequentam a internet.
Por regiões, os valores da utilização da internet crescem de Sul para Norte, com o Algarve a liderar a navegação (27%), seguido de perto pelo Alentejo e Lisboa (23%) e pelo Centro e Norte (20%).
Importante para os filhos mas caro
Entre as razões que levam as pessoas a ligarem-se à net, 18 por cento responderam por ser «cada vez mais importante para a educação dos filhos» e para «estar actualizado e acompanhar o desenvolvimento técnico da sociedade».
Treze por cento dos inquiridos consideram que a internet é o meio de pesquisa de informação mais importante, e cinco em cada 100 referem ser uma fonte de lazer.
Três por cento entendem que a net é útil para comunicar mais facilmente com pessoas e instituições e 2,6 evocam a ausência da necessidade de deslocação para recorrerem à web.
Entre os que ainda não aderiram, 26 por cento, revelam que é por ser demasiado caro, enquanto 20 por cento não vêem utilidade na internet.