O Natal aproxima-se com todas as suas músicas, que nesta sexta-feira são interpretadas em Lisboa e Cascais. Além disso, duas novas exposições temporárias acontecem no Museu Nacional de Arte Antiga.
Corpo do artigo
CORO CANTABILE
O Coro Cantabile (na foto) surgiu com este nome no ano 2000, como resultado da selecção dos elementos com melhores aptidões vocais e técnicas de outros agrupamentos. Apesar da sua breve história, este coro já conhece o público das pequenas capelas de aldeia e das catedrais, das apresentações de rua e das grandes salas.
Na noite desta sexta-feira, pelas 21:30, o Cantabile apresenta-se ao vivo na Igreja do Santo Condestável, em Lisboa, para interpretar sobretudo canções de Natal, entre as quais se destacam clássicos como «Noite Feliz» e «White Christmas».
MAIS MÚSICA DE NATAL
A Igreja dos Salesianos, no Estoril, recebe nesta sexta-feira às 21:30 a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, que interpretará obras de Vivaldi e Haendel, com a participação do coro Paz e Bem. Serão convidados também dois trompetistas, Stephen Mason e David Burt, que executarão solos, e as cantoras Rute Dutra (soprano) e Joana Nascimento (contralto).
SONS E TONS DE NATAL
O Coro e a Orquestra Gulbenkian celebram a chegada do Natal nesta sexta-feira, às 21:00, com uma actuação no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian.
Sob a direcção do maestro Michel Corboz e com a intervenção dos solistas Marlis Petersen (soprano), Katalin Halmai (soprano), Kai Wessel (contratenor), Christophe Einhorn (tenor) e Erik Werner (baixo), serão interpretadas duas importantes obras do barroco tardio e do período clássico, já que do programa constam « Magnificat em Ré Maior, BWV.243», de Bach, e « Grande Missa em Dó menor, K.427», de Mozart.
MÚSICA QUENTE
Na altura do Natal sabe sempre bem ouvir música calorosa, como a que se toca no Hot Clube de Portugal, no nº 39 da Praça da Alegria, em Lisboa. Nesta sexta-feira sobe a este palco um quarteto formado pelo saxofonista Perico Sambeat, pelo pianista Bernardo Sassetti, pelo contrabaixo de Nelson Cascais e pela bateria de Marc Miralta.
RETRATOS E TECIDOS
Duas novas exposições abrem as portas ao público no Museu Nacional de Arte Antiga. A partir desta sexta-feira e até ao próximo mês de Março, estão patentes «O Jogo do Retrato», ocupando três salas da galeria de exposições temporárias com 47 retratos da colecção de pintura do Museu, e «Fragmentos de Tecidos Coptas», na pequena galeria junto da escadaria principal do edifício, exibindo 25 exemplares provenientes do Egipto cristão e datados dum período que vai do século IV ao XII.
O Museu está aberto de quarta-feira a domingo entre as 10:00 e as 18:00 e também às terças-feiras, das 14:00 às 18:00.