Com próximo milénio a entrar nas nossa vidas, e nas nossas mentes, há um site na internet que quer saber o que queremos levar para o futuro, e o que é que desejamos deixar bem enterrado no século XX.
Há uma página na internet que se dedica a registar as preferências dos navegadores para o próximo milénio.
Chama-se «Take it or leave it». Está no endereço www.slapjack.com e pede aos visitantes que indiquem conceitos, ideias ou mesmo pessoas, que gostariam de levar consigo para o próximo milénio. Trata-se da secção «Take it».
Por outro lado, na secção «Leave it», o cibernauta deve indicar tudo o que deixaria para trás, bem esquecido, no séulo XX, agora sim, quase a acabar.
E eis alguns exemplos daquilo que as pessoas querem levar para o próximo milénio (e não se admirem da diversidade): pesquisas para a cura da SIDA; cerveja; ligações por cabo à internet; pesquisas na cura conta o cancro; reprodutores de CD; democracia; DVD; educação; correio eletrónico; estabilidade financeira; horários fléxiveis de trabalho; pensamento livre; comunicação global; cuidados de saúde; entrega de comida ao domicílio; MP3; paz; florestas; reciclagem; cantores que não consigam representar; exploração espacial; a revolução da internet; televisão a pedido; Viagra.
Em www.slapjack.com, encontra-se ainda, na secção «Leave it», uma longa lista de coisas, conceitos, ideias ou pessoas, que os visitantes querem deixar no século XX: semana de 40 horas; modems de 56 K; noventa por cento dos advogados; chuvas ácidas; actores que tentam cantar; Hitler; SIDA; doença de Alzheimer; testes em animais; os Backstreet Boys e mais não sei quantas boys bands; Bill Clinton; incêndios na floresta; chamadas em espera com música; cancro; clonagem humana; crack; discotecas; euro; combustíveis fósseis; aquecimento global; ignorância; iletracia; IRS; liberais; Madonna; Marylin Manson; gente mesquinha; Mónica Lewinsky; armas atómicas; doença de Parkinson; o politicamente correcto; os políticos; as proibições; Saddam Hussein; fome; hippies e punks fora de validade; Ted Turner e outros tantos; terrorismo; revivalismo dos anos 70; os Grammys; a guerra das drogas; violência; o Widows 95 e o bug do ano 2000.
Tudo isto e muito mais nas escolhas dos visitantes da página «Take it or leave it», em www.slapajack.com. Há muita coisa que ainda falta nesta lista, mas também há sempre a possibilidade de lá deixar as coisas ou pessoas que se deixariam no século XX, e as que se levariam para o próximo milénio. Não resolve nada, é certo, mas alivia um bocado.
francisco.amaral@mail.telepac.pt