O St. Petersburg State Ballet on Ice regressa terça-feira a Portugal, levando aos Coliseus de Lisboa e Porto o bailado «O Quebra-Nozes», um espectáculo que alia o ballet clássico à patinagem artística.
Corpo do artigo
Com um elenco de luxo, composto por 35 campeões de patinagem artística, a companhia russa, sob a direcção de Konstantin Rassadin, estará entre terça-feira e domingo no Coliseu dos Recreios, em Lisboa e de 19 a 22 no Coliseu do Porto.
Depois de se ter estreado no ano passado em Portugal com «O Lago dos Cisnes no Gelo», o St. Petersburg State Ballet on Ice traz a Lisboa e Porto toda a magia dos contos de fada da obra «O Quebra-Nozes».
Esta produção de «O Quebra-Nozes», que mostra o encanto do ballet clássico e a mestria e rigor da patinagem artística no gelo, possui um vasto guarda-roupa com mais de 800 figurinos e cenários exuberantes.
Considerado o símbolo do Natal, este bailado clássico, em dois actos, tem coreografia do francês Marius Petipa e música de Tchaikovsky.
«O Quebra-Nozes» é baseado num conto do escritor alemão E. T. A. Hoffman, que Alexandre Dumas adaptou a uma história para crianças.
A obra, juntamente com «O Lago dos Cisnes» e «A Bela Adormecida», é um dos três grandes bailados criados pela dupla Petipa/Tchaikovsky e foi apresentada pela primeira vez em 1892 no teatro Marinsky, em S. Petersburgo.
Toda a história gira em torno de uma menina, Clara, e de um boneco de madeira, o Quebra-Nozes, que recebeu como presente de Natal.
A St. Petersburg Ballet State on Ice foi fundada em 1967 e é dirigida por Mikhail Kaminov, antigo campeão em patinagem artística e Master of Sports da Rússia, e que foi o principal bailarino solista da companhia.
Konstantin Rassadin, que fez parte do Kirov Ballet como coreógrafo e primeiro bailarino, é o director artístico do espectáculo.
O custo dos bilhetes no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, varia entre os 15 e os 40 euros, e no Coliseu do Porto entre os 12,50 e os 35 euros.