Está a decorrer, até dia 06 de Novembro, a 16ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora. O "Sonho" é o tema central da edição 2005 que apresenta exposições colectivas e individuais, com especial destaque para os 100 anos do "Little Nemo".
Corpo do artigo
O núcleo central da B.D. Amadora volta a ocupar a nave comercial da estação de metro da Falagueira e toma como ponto de partida a personagem "Little Nemo" de Windsor McCay, o rapazinho convocado a viajar até ao "País dos Sonhos" ("Slumberland").
Foi há 100 anos (no dia 15 de Outubro de 1905) que McCay publicou pela primeira vez as suas histórias nas páginas do jornal "The New York Herald".
Para além de McCay e dos núcleos "O Sonho na BD" e "O Sonho na BD Portuguesa", a exposição central mostra o trabalho de nomes como Ricardo Ferrand, Olivier Rameau, Max, Bryan Talbot, François Schuiten, Alan Moore ou J.H. Williams.
O FIBDA descentraliza, novamente, exposições por outros locais: Galeria Municipal Artur Bual, Casa Roque Gameiro, Recreios da Amadora e Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem.
Atribuição de prémios, um espaço comercial, encontros, apresentações de livros, sessões de autógrafos, seminários, lançamento de novos álbuns, concursos e uma feira do livro são outros eventos que dinamizam o festival.
O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA) é anual e existe desde 1990.