Francis Obikwelu anunciou que pretende abandonar o atletismo de alta competição em 2008. O atleta luso-negeriano, que recebeu o prémio «Desportista do Ano», revelou ainda que tenciona abrir uma academia para jovens desportistas. Na Gala da Confederação de Portugal, foram ainda distinguidos Vanessa Fernandes e Rui Costa.
Corpo do artigo
Francis Obikwelu anunciou, na quinta-feira, que tenciona abandonar o atletismo de alta competição em 2008 e ficar depois mais um ano no Sporting.
A revelação foi feita no final da Gala da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), em que o campeão europeu dos 100 e 200 metros foi distinguido com o prémio «Desportista do Ano» na categoria de atleta masculino.
«Já fui operado uma vez ao joelho e não quero ter de fazer outra operação», justificou o atleta luso-nigeriano num tom visivelmente emocionado, agradecendo toda a sua vida a Portugal.
«Portugal é o melhor país do mundo. Deixei a Nigéria para deixar de sofrer. Vim para aqui e consegui alcançar o meu sonho», afirmou.
No discurso de agradecimento, Obikwelu manifestou ainda a intenção de abrir uma academia para jovens desportistas, no Algarve, quando terminar a carreira.
Na categoria de atleta feminina, a triatleta Vanessa Fernandes foi a vencedora do prémio, considerando que «todos os atletas estão de parabéns».
Destaque ainda para o futebolista Rui Costa, que recebeu o galardão «Alto Prestígio CDP» individual, que, segundo o ministro da Presidência, deve-se a uma «carreira desportista de excelência».
«Até aos últimos dias da minha carreira, que não são tão poucos, quero dignificar este prémio», disse o médio do Benfica.
Na sua intervenção, o jogador disse ainda que está a recuperar bem da lesão sofrida há um mês e que o seu maior desejo é voltar aos relvados para ajudar os "encarnados" a serem campeões.